quarta-feira, 14 de setembro de 2016

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO:


VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO:

Os maus-tratos contra os idosos são determinados de acordo com a situação a eles imposta, como:

Violência Física: A violência doméstica, quando é manifestada de forma física, geralmente é utilizada para sujeitar os idosos a realizarem algo que não desejam, causar por diversos motivos, ferimentos e lesões que podem gerar a morte, devido à fragilidade física que, comumente, fazem parte de suas estruturas corpóreas.

Violência Psicológica: As ações de restrição da liberdade de locomoção, convívio social ou simplesmente a negação aos seus hábitos de lazer e diversão são considerados como um ataque à saúde mental da pessoa idosa e, consequentemente, como uma forma de violência psicológica. Muitas vezes, as pessoas agem desta forma contra os idosos devido às “dificuldades” (falta de tempo, dinheiro, paciência), em acompanhá-los nestes eventos. 

Abuso Financeiro ou Material: É uma das ações mais praticadas pelos membros da família, devido aos problemas de locomoção ou de incapacidades psíquicas de controlarem os seus rendimentos e patrimônio. Os idosos passam a ter as suas economias e benefícios previdenciários apropriados por outros, constituindo em uma exploração ilegal e indevida.

Abuso sexual: A violência sexual, praticada contra os idosos pode ser de caráter hétero (sexo oposto) ou homo (mesmo sexo) e incluem a relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças sem o consentimento do idoso. 

Negligência: É a omissão ou a negação em fornecer assistência básica que os idosos necessitam em sua vida, por parte dos seus responsáveis (Família ou instituição). Este ato é mais comumente praticado ao idoso que se encontra em situação de dependência do outro, possui limitações ou incapacidades físicas, psíquicas ou emocionais.

Abandono: Este tipo de violência está se tornando muito comum nos dias de hoje, o acúmulo de funções e atribuições da vida social e profissional que os familiares do idoso, em sua vida ativa e produtiva se encontram é a principal “desculpa” para que as pessoas se ausentem dos idosos. 

Os agressores também tratam os idosos de forma hostil por não entenderem ou não terem paciência em ouvir o que os idosos querem dizer, muitas vezes os idosos contam histórias repetidas ou “inventam” algo, o que é produzido por sua mente confusa.

     
Causas

Apesar de causas enumeradas nada justifica qualquer tipo de violência contra o idoso, dentre algumas causas estão:

 Pessoa que projetam as suas frustrações, baixa estima responsabilidades e ações em terceiros.

Pessoas com temperamentos explosivos e incapacidade de controlar seus impulsos.

 Indivíduos incapazes de compreender e encarar determinadas situações.

Usuários de drogas ou álcool são associados na maioria das vezes.

 Isolamento social.

 As modificações estruturais rápidas causadas por: separações divórcios, novas uniões, instabilidade financeira, movimentos migratórios nacionais ou internacionais em busca de oportunidade de trabalho, participação crescente da mulher no mercado de trabalho; geram uma deterioração das relações familiares, contribuindo para um aumento das condições de estresse nos indivíduos e propiciando a manifestação de situações conflituosas.

Existência de um grande número de idosos dependentes de suas famílias.


Sinais

Mostrar sinais de depressão ou ansiedade.

Demonstrarem medo diante de certas pessoas.

Recluírem-se socialmente (tendo menos contato com as pessoas com quem se relacionavam intimamente no passado).

Tornarem-se passivos e muito submissos.

 Subitamente se ficarem incapazes de cumprirem suas obrigações financeiras, ou fazerem retiradas incomuns em sua conta bancária ou de outras instituições financeiras.

Hematomas, fraturas, lacerações não explicadas.

Lesões em vários estados de cura.

Higiene oral e pessoal precárias.

Perda de peso, desidratação e desnutrição.

Apatia, agravamento de demência.

Exames auxiliares de diagnósticos não congruentes com a história relatada.

Fraca adesão ou resposta à terapêutica instituída.

Quedas frequentes

Recorrência frequente aos serviços de emergência por motivos diversos.

Demora na procura de cuidados de saúde em situações agudas.

Recusa do cuidador em deixar o idoso sozinho com o profissional de saúde.

O abuso e a negligência são as fontes principais de estresse e podem ter efeitos de longo prazo sobre a saúde e o bem-estar dos idosos.O estresse devido ao abuso pode desencadear dor no peito ou enfraquecimento dos músculos do coração, e pode ser um fator de outros problemas cardíacos sérios; desenvolvimentos de problemas emocionais, mentais; aparecimento ou agravamento das patologias.                                       
Fonte:
PORTAL EDUCAÇÃO - http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/62086/tipos-de-violencia-contra-o-idoso
http://www.ebah.com.br/violenciacontraoidoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário