Historico

 A Associação Idade Dourada de Pinheiros originou-se no Posto de Saúde de Pinheiros, ocasião em que Diretor o Dr. Alberto Cagnone, então médico geriatra percebendo que os pacientes  idosos não tinham  a recuperação total esperada de seus males, reuniu-os em um grupo com intuito de promover a convivência social, trocas de experiências, alem de proporcionar-lhes atividades físicas, palestras e danças.

       O referido programa direcionado à terceira idade fora implantado no mesmo Posto de Saúde, como meio de auxiliar na recuperação com  resultados imediatos, já que os idosos não mais apresentavam sintomas críticos de hipertensão, solidão, depressão, dentre outros.

        Por conseguinte, o número de participantes aumentava proporcionalmente ao renome que o grupo ia conquistando em toda a região da SP-PI.

        Entretanto, por falta de condições físicas do local para  proporcionar as atividades em acordo com os ditames da Assistência Social, o grupo se mudou do Posto de Saúde de Pinheiros para outro local, situado  na Rua Cardeal Arcoverde, momento em que contava com apenas 15 (quinze) associados e hoje conta com aproximadamente 344 idosos em acompanhamento.

      Foi então que a partir de Agosto de 2004, sua sede foi constituída na Rua Paulo Gontijo de Carvalho, 13 - Jardim América, com Termo de Permissão de Uso, firmado e assinado em 31 de Julho de 2008 entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Idade Dourada de Pinheiros ( P. A nº 2005-0.168.840-).

        Seguindo com coerência  suas ideias, diretrizes, metodologia e desenvolvimento, sempre em observância aos preceitos legais da Assistência Social, firmou convênio, em 1º de Dezembro de 2007, com a Prefeitura de São Paulo - Subprefeitura de Pinheiros, através do SMADS, sob o nº 115/SMADS/2007, Processo nº 2007.0.294.071.9, hoje sendo um dos dois Núcleos de Convivência do Idoso da região competente da SP-PI.

      Atualmente, o NCI Idade Dourada conta com um programa permanente diversificado e vasto, graças ao convênio e aos trabalhos que são realizados, como: oficinas de artes manuais, artesanato em recicláveis e MDF, Yoga, Tai-Chi, Língua estrangeira (Espanhol), dança sênior, biodança, tricô e Crochê,  memória criativa, Praticas Instrumentais,Alongamento e teatro. Também são realizadas atividades como passeios culturais, bazares, bingos, bailes (em parceria com outros núcleos), participação em reuniões de interesse sócio-político com Centro de Referencia da Assistência Social(CRAS),o Fórum da Assistência Social de São Paulo - FAS, Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, Conferência Municipal da Assistência Social, Fórum do Idoso etc.

     O NCI Idade Dourada de Pinheiros também é um espaço que privilegia a família e a relação intergeracional, oferecendo por exemplo, campo e espaço para pesquisa e estudo ao Curso de Gerontologia da Escola de Artes,Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP. As felizes parceiras que mantemos com a associação amigos do Pontilhão Paulo Gontijo,Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros,Comercial Gerdau,Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo AAESP,  UBS da Vila Madalena, UBS Centro Paula Souza (Clínicas), UBS Jardim Magaldi, Ubs Jd Edith,entre outros serviços de saúde para idoso da região,  esse serviço fortalece o vínculo da rede social local, assegurando aos idosos acolhimento e melhorias da estima.

     Os idosos muitas vezes chegam angustiados, deprimidos, com vínculos familiares fragilizados, solitários  e assim que começam a frequentar as atividades, dá-se uma nova perspectiva ao conceito de envelhecimento, elevando a  autoestima, a socialização, a melhoria física,  psicológica e o bem estar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário